terça-feira, 9 de outubro de 2007

Web 3.0 preparem-se

mal chegamos na era Web 2.0, onde muitas empresas ainda nem ao menos conseguiram assimilar o conceito, mal o inicio do uso de aplicações RIA e já anda correndo o boato na internet de um tal de Web 3.0...

O que é de fato a Web 3.0?

bom hoje temos as aplicações RIA na internet, que estão revoluionando tudo quanto é tipo de idéias que tinhamos das aplicações web, agora observando o fato de infraestrutura físca de redes, a tão falada WiMax começando a ser implementada em algumas cidades pelo mundo, em outras simplemente andam espalhando um monte de hotspots pela cidade, como a pouco tempo foi noticiado que na França grande maioria dos parques teriam acesso Wireless...

agora a grande questão, redução do preço dos dispositivos móveis, grande maioria desses evoluiram de forma impressionante em um intervalo de mal 5 anos, hoje quem diria temos celulares que funcionam em redes Wireless...

a essa altura você já deve estar se perguntando, o que tem tudo isso a ver com a Web 3.0?

Simplemente tudo, pois agora sim as aplicações web, começaram a considerar ainda mais os dispositivos móveis

A web 3.0 começa a partir do seu celular!


muitos dispositivos hoje possuem GPS, agora imagine as aplicações que vem por ae, utilizando o melhor do que temos hoje no Web 2.0, somando ao melhor que hoje temos disponíveis nos dispositivos móveis, esta será a Web 3.0.

agora o jeito é aguardar e ficar de olho nas novidades que estão surgindo... um fato lembra do OpenLaszlo que atualmente anda quieto, bom pelo pouco que tenho acompanhando, parece que estão já observando essa nova onda que está vindo e se preparando para mais uma nova empreitada =]

leia também : Web 3.0 será a revolução da web móvel (fonte Digg)

Adobe Flex 2.0 , trabalhando em conjunto do Spring e Hibernate

aos interessados e vai a dica, hoje vi um link bem interessante de uma palestra de um funcionário da Adobe falando sobre o Adobe Flex e como utiliza-lo em conjunto do Spring e Hibernate

segue o [link] da palestra (em inglês, video + slides)
veja também o post do blog de Christophe Coenraets, falando sobre este assunto : [link]

Fonte : DZone

FofoFlexer

opa acessando o site o O Velho (este post), vi que tem uma novidade nessa aplicação, quem lembra que a algum tempo atrás foi apresentado um algoritmo revolucionario de maniputação de imagens (olhe este post), para redimensionamento e algumas outras funcionalidades, então essas foram adicionadas no FotoFlexer e estão a sua disposição, veja o vídeo sobre essas funcionalidades:


FotoFlexer

segue um post anterior que falei sobre o FotoFlexer

Fujitsu LifeBook V1010, barato e descente


Se você estiver produrando por um laptop descente que custe menos de US 1000, eis uma alternativa. O preço inicial do V1010 começa em U$ 799, com uma tela de 15.4" (resolução 1280x800), processador Intel Dual Core 1.86 GH, 1 GB Ram DDR2 e 120 GB HD de 5400 rpm. Caso você tenha mais U$ 100, você pode trocar o processador por um Core 2 Duo e mais 1 GB Ram. Pesando 2.812 Kg, não vai ser muito leve em sua bolsa, mas por este pequeno preço compensa =]. Caso tenha interesse, página do produto [link]

Comentário: olha o preço disso!!! enquanto aqui no Brasil com notebook descente para usar em desenvolvimento a trabalho ainda está na faixa dos R$ 3 mil :(

Fonte : Gizmodo

Curiosidade : catapulta gigante para lançar uma pessoa, requer um paraquedas para pousar...

que doidera é essa, o cara é lançado no ar e o único jeito de descer com segurança é usando um paraquedas?!


Fonte : Gizmodo

O que é Rich Internet Application (RIA) [Aplicação de Internet Rica]?

Aplicações de Internet Rica (RIA) são aplicações que possuem algumas características e funcionalidades das aplicações tradicionais desktop. As RIAs tipicamente proporcionam um visual onde não há necessidade de atualizar “no-refresh” assim proporcionando algo que atualmente é chamado de HduX - High Definition User eXperience | Alta definição da experiência do usuário.

Para os usuários finais as aplicações RIAs proporcionam o melhor da época cliente-servidor e da era Web, ainda mais para aplicações do gênero eBusiness, a adoção dessas tecnologias atualmente é imperativa, ou seja, deve ser utilizada para as próximas aplicações ou versões de softwares web.

Da perspectiva de desenvolvimento de software as aplicações RIAs seguem o padrão do modelo de software com controles ricos que incluem poderosas alternativas/meios de gerenciar os dados e a capacidade de disponibilizar conteúdo multimídia, com isso possibilitando um conjunto de informações ricas e com uma interface atrativa. Pela perspectiva do design, as aplicações RIAs possibilita uma alta capacidade de customizações, com o uso avançado de recursos como o CSS.

Hoje estamos na era Web 2.0, na imagem acima chamada de AJAX RIA, onde as principais tecnologias disponíveis no mercado que disputam ferozmente o mercado são:

- Adobe Flex
- Sun JavaFX
- Microsoft Silverlight
- OpenLaszlo ( inicialmente da Laszlo Systems )

O surgimento do RIA

A internet iniciou como um modelo para disponibilizar conteúdo estático com HTML. Com o surgimento deste possibilitou um meio para atender a necessidade de informações dinâmicas para aplicações de negócios, quanto ao dinamismo das informações foi possível graças ao Javascript, o qual foi criado com o propósito de tornar dinâmico o que foi inicialmente concebido para ser estático, com isso o surgimento do DHTML, HTML dinâmico.

Comentário: fato curioso, o Javascript ao que verifiquei na internet foi criado inicialmente pela falecida empresa Netscape por volta de 1995, o Javascript também é considerada a maior “gambiarra” da era da web, pois foi desenvolvido para tornar dinâmico o que foi criado com o propósito de ser estático, o HTML.

Entretanto a eminente necessidade de sistemas de negócios complexos apresentou novos desafios para a Web. Diferente de simples aplicações, os novos sistemas de negócios requeriam características que envolviam inúmeros passos. O que resultou em uma confusão para os usuários, de como e quais os passos necessários para realizar uma única transação, onde esta envolvia um longo procedimento, com inúmeros formulários e interfaces. Ainda mais a natureza de sincronização dessas aplicações acabavam diminuindo a performance e também a lentidão da atualização da tela.

Na junção da rede (popularização em outras palavras), o crescimento da rede, aumento das informações disponíveis, foi observado a necessidade de uma tecnologia que possibilitasse disponibilizar informações complexas de forma rápida de modo compreensível e de uso facilitado pelos usuários.

Então a tecnologia que surgiu para atender essa necessidade foi a RIA, que não apenas resolveu esses problemas, mas também revolucionou a era da usabilidade que havia nas aplicações desktop, incorporando características para atender as futuras necessidades das empresas, unindo o melhor das aplicações desktop, cliente-servidor e das aplicações web.

RIA : une o melhor do que havia nas aplicações desktop, cliente-servidor e das atuais aplicações web.


O que há de especial no RIA?

  • - RIA trabalha na web

  • Apesar do RIA apresentar uma nova face para os usuário web, ele mantém a capacidade de ser acessado facilmente de qualquer parte do planeta, como uma ótima alternativa.

  • - RIA apareceu – esqueça as atualizações de tela

  • As informações no RIA sempre aparecem para os usuários eliminando a necessidade de atualizações de página. Este simples detalhe torna as aplicações RIA um excelente atrativo. O popular dizer: "A tela pisca..." ou "A tela fica em branco, depois aparece".

  • - RIA reduz o tráfego de dados na rede

  • Como as aplicações RIA trabalham de modo assíncrono e muito do processamento é feito na própria máquina do cliente, com isto resulta na redução do tráfego de dados na rede, além de otimizar a performance da aplicação e melhorar a experiência de uso da mesma pelos seus respectivos usuários.

  • - RIA é rico

  • RIA possui a habilidade da web de apresentar informações complexas para seus usuários, porém adiciona algumas capacidades, como incorporar uma maior qualidade, riqueza de conteúdo e aprimorar a interatividade com o usuário.

    As aplicações RIA suportam um conjunto rico de elementos visuais como imagens, gráficos, vídeos e outros, facilmente integrados com os elementos principais do núcleo da lógica de negócios, com isto disponibilizando uma rica interatividade e experiência para o usuário.

    As aplicações RIA deram início a uma nova alternativa de disponibilizar conteúdo rico de maneira antes não era possível na web, principalmente quando pensamos em aplicações direcionadas a negócios.

  • - RIA é real

  • As aplicações RIA trabalham em tempo real disponibilizando serviços de negócios como softwares para conferências, algo do gênero tem sido muito utilizado na área de eLearning, também possibilitou o surgimento de diversos serviços conhecidos por “on-demand”.

    As aplicações RIA possibilitaram a esses domínios de negócios, disponibilizar de forma muito e mais otimizada, seus aplicativos e soluções na web.

  • - RIA torna as coisas mais fáceis

  • As aplicações RIA ajudam o usuário a compreender e utilizar aplicativos de negócios complexos, reduzindo o numero de passos a ser realizados e mostrando uma grande quantidade de informações de forma integrada em uma interface, sem a necessidade de que o usuário tenha que ir a outra tela para ver mais informações.


    A arquitetura RIA

    O que distingue a arquitetura RIA da arquitetura geral da web é o mecanismo de renderização. As aplicações RIA usam mecanismos de renderização que trabalha de forma diferente nos usuários finais e atua como um mediador entre o usuário e o servidor.

    No lado do servidor, muitas aplicações RIA incluem um componente no servidor para trabalhar como mecanismo de renderização através do processamento da lógica de negócios, em outras palavras fora o suporte inicial para enviar a interface para o cliente da aplicação, posteriormente a isto o servidor fica responsável apenas pelo processamento da lógica de negócio e não mais se encarrega de a toda requisição remonta a interface para os dados processados da lógica de negócio, este é um dos motivos da redução do trafego de dados, pois apenas serão enviados os dados processados e não mais toda a interface como resposta de cada requisição e processamento de uma rotina da lógica de negócio, como ocorre no modelo anterior às aplicações RIA.

    Como um resultado disso, a arquitetura RIA é inovadora, oferecendo algumas vantagens:

  • - As informações são processadas no servidor e atualizadas de modo assíncrono na interface, conforme a necessidade do usuário.

  • - Algumas informações são armazenadas em cache, com isso elimina a necessidade de processamento no servidor para disponibilizar essas informações, com isto poupa recursos de processamento no servidor, além de reduzir o tempo no retorno do conteúdo solicitado.

  • - Como citado antes, devido a motivos como aqueles, as respostas das aplicações são muito mais rápidas.

  • Quanto a arquitetura do RIA veja também este meu post anterior que fala sobre a Sinopse de Aplicação RIA.


    Benefícios do RIA

    Para a rede e a Web, as aplicações RIA oferecem um framework único que possibilita um conjunto rico de características para agregar mais valor a. Segue alguns itens em que as aplicações RIA auxiliam os usuários:

  • - Aumento da produtividade

  • O desenvolvimento de aplicações RIA, são baseadas em um modelo de desenvolvimento tradicional de fácil aprendizado, fácil de ser seguido e de ser disponibilizado. Isto torna o desenvolvimento de aplicações RIA altamente produtivo.

  • - Baixo custo operacional e aprimoramento da performance

  • Desde que o framework RIA disponibilizou um processamento no lado do usuário final, isto reduziu a carga de processamento do servidor, além da redução do consumo de banda.

  • - RIA abriu novos caminhos para os negócios

  • As aplicações desenvolvidas para web, utilizam RIA para possibilitar inovações e novas aplicações para os negócios e um inteiro conjunto de servidor que podem ser utilizados para disponibilizar aplicações RIA.

  • - RIA possibilita mais transações

  • Desde que as aplicações RIA possibilitaram aos usuários a realização de múltiplas tarefas de maneira simples e intuitiva, através de uma única e interativa interface, isto resultou em um aumento das transações efetuadas pela aplicação. De certa forma isso também resulta em um aumento da produtividade da aplicação e do respectivo usuário que a utiliza.

  • - RIA retem clientes

  • A web adicionou valor aos atuais clientes apresentando o RIA como uma nova e aprimorada interface para a web, seguindo a linha de raciocínio, uma interface mais atrativa, agradável atrai e mantém os clientes/usuário.

  • - RIA ganha a corrida

  • Aplicações desenvolvidas para a web usando RIA, apresentam uma vantagem competitiva para tanto os clientes quanto para as aplicações de negócios, apesar da aplicação até ser/ter a mesma funcionalidade e utilidade de uma outra já existente na web, esta sendo rica, com uma usabilidade simples, fácil e uma melhor performance oferece uma vantagem/atrativo para quem a utiliza e esta são as vantagens e benefícios que o RIA tem a oferecer.


    Fonte inicial do texto [link: webspiders], porém houve adaptações no texto e inclusão de alguns comentários a respeito dos itens descritos.

    Game : história do jogo Fury


    ps.: jogo para PC

    Fonte : Gametrailers

    Curiosidade : usando uma turbina de avião para fazer um foguinho...

    nada como usar uma turbina de avião para fazer uma bola de fogo gigante...


    Fonte : TechEBlog

    Lego : Halo : réplica rifle

    como de costume alguém utilizando-se do Lego, construiu uma réplica de um rifle do jogo Halo...


    mais fotos em TechEBlog

    Carro : novo conceito futuristo CR-Z

    dizem que este conceito o CR-Z, seria o sucessor do CRX


    mais fotos em TechEBlog

    Halo : fan desenhou no Master Chief no MS Paint

    como o velho ditado diz: "tem louco para tudo nessa vida", haja paciência para desenhar no MS Paint...


    Fonte : TechEBlog

    Curiosidade : um cara guardou 1.702 moedas para criar um porta-retratro de Lincoln


    Fonte : TechEBlog

    Curiosidade : Home Theater baseado no Indiana Jones


    mais fotos em TechEBlog

    Carro : Comercial : Honda Civic Hybrid

    chega de fazer comercial, formal, convencional, hora de zuar e mudar =]
    eis o resultado:


    Fonte : TechEBlog

    Reciclando a pirataria de CDs

    primeiro um comentario nada a ver com o texto original da fonte, mas eis uma boa solução e digamos ecológica até para os CDs piratas, transforma-las em cadeiras como esta:


    ps.: se bem que no link original, no texto diz que a cadeira é feita com cds em branco :|, bom mas no nosso caso (Brasil) a Receita Federal tem bastante matéria prima (pirata) para usar para confeccionar as cadeiras =]

    Fonte : Gizmodo